Você certamente já deve ter ouvido falar que a profissão de detetives teve início há muitos anos. Mas já se perguntou qual foi a primeira agência fundada e como surgiu, de fato, o investigador particular? Ela frequentemente é retratada nos filmes e seriados de televisão, porém, na realidade se trata de um setor sério e que até hoje ajuda milhares de pessoas em assuntos pessoais e empresariais. Veja essa e mais curiosidades no artigo que preparamos especialmente para você.
Agência Nacional de Detetives Pinkerton
A Agência Nacional de Detetives Pinkerton foi a primeira empresa especializada no ramo de investigação e segurança particular. Fundada em 1850, nos Estados Unidos, especificamente em Chicago. Ela recebe o nome de Pinkerton por conta de seu fundador, Allan Pinkerton, que posteriormente criou o código Pinterkon, que consistia em:
- Não aceitar subornos
- Não se envolver com criminosos
- Parceria com agências locais de aplicação da lei
- Negar casos de divórcio
- Negar casos que iniciam escândalos
- Nunca cobrar taxas a mais sem previamente informar o cliente
- Manter contato com o cliente sobre os acontecimentos ao longo da investigação
O logo da empresa era formado por um olho aberto acompanhado da seguinte frase: “We Never Sleep”, que significa “nós nunca dormimos”. É claro que ao decorrer do tempo, o cargo passou por algumas modificações, mas manteve alguns de seus princípios.
Saiba mais sobre Allan Pinkerton
O escocês Allan Pinkerton nasceu em 25 de agosto de 1819, na cidade de Glasgow. Ficou conhecido por fundar a Agência Nacional de Detetives e dar início a essa profissão que desperta curiosidade em muitas pessoas. Em 1842 emigrou para os Estados Unidos e mais tarde, foi consagrado o primeiro detetive da polícia de Chicago.
Detetives particulares x Detetives policiais
Contudo, para quem ainda confunde detetives particulares com detetives policiais, vale ressaltar que embora possam atuar juntos em casos especiais, há diferenças e restrições. O investigador particular não tem autonomia para efetuar prisões. Portanto, se ele for solicitado para uma situação que tenha ações criminosas envolvidas, deverá contatar a polícia.
Agência de detetives particulares atualmente: o que mudou?
Com o avanço da tecnologia, novos métodos foram surgindo, o que facilitou o serviço dos profissionais. Atualmente, os detetives utilizam equipamentos modernos como gravadores de áudio, celulares, câmeras escondidas, rastreadores, máquinas fotográficas, monitoramento virtual, entre outras técnicas investigativas que são primordiais para obter resultados satisfatórios. Além disso, os fatos são descobertos com mais agilidade, benefício que não seria possível sem esse desenvolvimento tecnológico.
O detetive tem um código de ética a seguir, mantendo alguns que foram estabelecidos no início da carreira. Por exemplo, ele não deve aceitar subornos, tem o dever de deixar o cliente ciente dos acontecimentos durante o andamento da investigação, não cobrar taxas abusivas e inesperadas, ser discreto e garantir total sigilo ao contratante.
Detetive particular em Curitiba
A profissão nem sempre foi regulamentada em nosso país. Apenas em 2017 a lei 13.432/2017 foi sancionada.
E você, já precisou do serviço de um detetive? Compartilhe esse artigo com seus amigos e conte sua experiência nos comentários.